Bloqueio de valores para pagamento de salários atrasados suspende greve em refinaria

Bloqueio de valores para pagamento de salários atrasados suspende greve em refinaria

Publicado em 19 de outubro de 2021

A greve dos trabalhadores que atuam na manutenção de uma refinaria da Petrobrás em Araucária foi suspensa na tarde da quinta-feira (14). A decisão ocorreu durante audiência de conciliação do dissídio de greve que envolve uma empresa de engenharia e o sindicato que representa os trabalhadores do setor.

A audiência foi presidida pelo desembargador Célio Horst Waldraff, vice-presidente do TRT da 9ª Região (PR). A Petrobrás, que tem contrato de prestação de serviços com a empresa empregadora dos trabalhadores em greve, figura no dissídio como terceira interessada.

Na audiência anterior, realizada no último dia 8, o sindicato dos trabalhadores informou que os salários de setembro estavam atrasados – o que deu início à greve. Diante dessa informação, não contestada pela empresa, o desembargador Célio Horst Waldraff revogou a liminar que determinava a manutenção de 30% dos serviços durante o período de greve. Ainda na sessão do dia 8, a empresa alegou que tinha créditos retidos junto à Petrobrás e por isso havia atrasado o pagamento dos salários.

Na audiência de quinta-feira (14), o representante da estatal informou que a empresa terceirizada havia usado o valor a ser pago pelos serviços como garantia em uma operação de crédito. Além disso, esse valor estaria sujeito à retenção pela própria Petrobrás por supostas falhas no cumprimento do contrato.

Com o impasse, o desembargador Célio Waldraff determinou o bloqueio dos valores. O dinheiro deverá ser depositado em conta judicial até a quarta-feira (20) para o pagamento dos salários dos trabalhadores. Assim, o sindicato informou que a greve está suspensa até o dia 5 de novembro, mas ela pode ser retomada se houver novo atraso salarial.

O Ministério Público do Trabalho foi representado, na audiência da última sexta-feira (8), pela procuradora regional do Trabalho Andrea Ehlke e, na audiência da quinta-feira (14), pelo procurador regional Luís Carlos Córdova Burigo.

As audiências foram gravadas e estão disponíveis no canal do TRT-PR no YouTube: audiência do dia 08 e audiência do dia 14.

Clique nas datas para acessar as atas das audiências do dia 8 e do dia 14.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.