Serviços em Destaque:
Assine o Clipping Diário:

Para recebimento diário do clipping com notícias sobre questões trabalhistas, julgados, negociações coletivas, legislação, movimentos sindicais e recursos humanos, cadastre-se abaixo

Nome:
E-mail:
Contato:
Sindicatos patronais discutem pautas do setor durante Fórum Regional da Fecomércio-RS, em Frederico Westphalen
Tipo: Notícia
Veículo: Agência Fecomércio

Sindicatos patronais discutem pautas do setor durante Fórum Regional da Fecomércio-RS, em Frederico Westphalen

 

A cidade de Frederico Westphalen sediou nesta terça-feira, dia 14, mais uma edição do Fórum Regional da Fecomércio-RS. O evento reuniu sindicatos patronais da cidade anfitriã e também dos municípios de Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Rosa, Santo Ângelo, Tapejara, Três de Maio e Três Passos. O presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, fez a abertura do evento explicando que o Fórum é um trabalho de integração e aproximação aos sindicatos que representam o empresariado. 

 

Segundo Bohn, entidades patronais são as maiores provocadoras de mudanças e, unidas à Federação, podem tentar frear a situação de crise econômica que o país vem enfrentando e diminuir as dificuldades de empreender defendendo fortemente os interesses dos empresários, como a redução da carga tributária.

 

Bohn ainda afirmou que o principal objetivo da entidade é a mobilização das bases para a união de forças. "Temos que nos unir e nos posicionarmos contra o aumento de impostos. Não vamos aceitar o aumento de tributos para resolver uma crise financeira do Estado e vamos mobilizar toda nossa base para que isso não ocorra", disse.

 

O presidente do Sindilojas Frederico Westphalen, Jamel Younes, coordenador do evento, apoiou o presidente da Federação. "Quero ressaltar a importância da Fecomércio-RS para o Estado, mas, principalmente o forte posicionamento de nosso presidente que vem de encontro aos objetivos da classe empresarial", afirmou Younes.

 

O consultor trabalhista e sindical da Fecomércio-RS, Flávio Obino Filho, apresentou a história do sindicalismo no Brasil. Segundo ele, o sindicato patronal nasceu, inicialmente, sem valor ideológico e essa história começou a mudar no final de década de 80 quando os sindicatos passaram a ter mais autonomia sindical, não intervenção do Estado na organização sindical, criação de sindicatos por categorias, filiação não obrigatória, entre outros benefícios. Os sindicatos de bens, de serviços e de turismo passaram, então, a serem representados pela Fecomércio-RS.

 

No fim do evento, os sindicatos fizeram um bate papo sobre pautas que interferem diretamente no setor, como as convenções coletivas firmadas por cada sindicato, o piso regional, a Lei da Terceirização, aumento de impostos e suas consequências, entre outros assuntos.

© 2011 - Flavio Obino Filho Advogados Associados - Todos os direitos reservados - Proibida reprodução, total ou em parte, sem prévia autorização.
Porto Alegre/RS | Rua Sete de Setembro, 1069 23° andar - CEP 90010-191 | Fone/Fax: (51) 3228.3744 | E-mail: obino@obinoadvogados.com.br
Florianópolis/SC | Av. Othon Gama d'Eça, 900 sala 911 - CEP 88015-240 | Fone/Fax: (48) 3324.0404 | E-mail: obino@obinoadvogados-sc.com.br
Curitiba/PR | Av. Vicente Machado, 320 10º Andar sala 1001 - CEP 80420-010 | Fone/Fax: (41) 3053.6859 | E-mail: obino-pr@obinoadvogados.com.br