24 mar Poucos trabalhadores aproveitam o potencial da IA
Poucos trabalhadores aproveitam o potencial da IA
Falta de capacitação por parte das empresas é barreira para uso da tecnologia de forma mais eficaz.
A promessa das ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa é tentadora: um recurso para liberar tempo para mais trabalho de alto valor, agilizar tarefas repetitivas e ensinar novas habilidades. Mas pesquisas mostram que os trabalhadores ainda não estão aproveitando totalmente o potencial dessas ferramentas – e que os empregadores não estão fazendo o suficiente para ajudá-los.
Dados sobre o uso da IA generativa sugerem que fatores como educação, idade e o setor em que alguém trabalha podem alterar sua atitude em relação à IA. Trabalhadores da área do conhecimento tendem a ser mais afetados pela nova tecnologia, segundo relatório do centro de estudos Institute for Public Policy Research.
Uma pesquisa do Pew Research Center mostra que os adultos mais jovens dos EUA usam frequentemente os chatbots de IA para trabalhar. Entre aqueles com 18 a 29 anos, 12% usam a tecnologia todos os dias ou algumas vezes por semana, comparado a 6% daqueles com idades entre 50 e 64 anos.
Há também diferenças dependendo do nível de educação: 13% dos pós-graduados e 12% com grau de bacharelado afirmam usar chatbots de IA todos os dias ou algumas vezes por semana, comparado a 5% daqueles com ensino médio ou menos.
Na França, pesquisa da Ipsos divulgada em dezembro de 2023 mostrou que as pessoas com menos de 35 anos (72%), executivos (83%) e aquelas com diploma (67%) sabiam o que é o ChatGPT e também relataram já tê-lo usado.
Os trabalhadores mais familiarizados com a IA tendem a ser mais otimistas sobre ela. Estudo do Pew Research divulgado em julho de 2023 sugeriu que americanos cujos empregos têm a maior probabilidade de serem substituídos ou auxiliados pela IA, como os trabalhadores do setor de tecnologia, eram mais propensos a reconhecer suas vantagens.
Pessoas com empregos menos expostos disseram não saber se a IA iria ajudá-las ou prejudicá-las no trabalho. “Os usuários regulares da IA generativa reconhecem que ela pode melhorar sua experiência de trabalho, e suas expectativas aumentam quanto mais eles se envolvem com ela”, diz Emma Kendrew, líder de tecnologia no Reino Unido e Irlanda da consultoria Accenture.
Sua pesquisa mostra que aqueles que usam a IA diariamente têm mais que o dobro de probabilidade de esperar que ela melhore a criatividade e a satisfação no trabalho, em comparação com os usuários tradicionais.
A falta de confiança na IA pode ser agravada pela falta de treinamento. Apesar das evidências de que os empregadores estão investindo na melhoria das habilidades dos funcionários, estes ainda sentem que não estão recebendo o apoio de que precisam para se familiarizarem com a IA.
“Benefícios da IA não podem vir só da tecnologia, mas da capacitação das pessoas”
O relatório “Força de Trabalho Global para o Futuro”, da empresa de recrutamento Adecco, destaca essa lacuna. Enquanto 48% dos 35.000 trabalhadores, em sua maioria administrativos, entrevistados disseram usar a IA todos os dias – em comparação a 31% no ano anterior -, apenas um quarto havia concluído o treinamento.
JC Townend, presidente da Adecco no Reino Unido e Irlanda, diz que, historicamente, a tecnologia sempre avança mais rapidamente do que as empresas conseguem treinar formalmente as pessoas. “Vimos que muito do que as pessoas aprendem vem do autodidatismo e da experimentação.”
No Índice de Força de Trabalho de 2024 da plataforma de colaboração Slack, quase um terço dos trabalhadores relataram não ter recebido treinamento em IA.
Embora se espere que a IA generativa represente 15% dos gastos com tecnologia neste ano, menos da metade das empresas consultadas pela Accenture aumentaram o treinamento em fundamentos de IA ou habilidades técnicas. “Os benefícios da IA generativa não podem vir apenas da tecnologia, mas de como as organizações capacitam as pessoas com novas habilidades e reinventam processos com ela”, diz Kendrew. (Tradução Mario Zamarian)
Sorry, the comment form is closed at this time.