Caminhos do Brasil discute redução da jornada de trabalho em primeiro encontro do ano

Caminhos do Brasil discute redução da jornada de trabalho em primeiro encontro do ano

Publicado em 20 de março de 2026

Debate ressaltou a importância da negociação coletiva e o bem-estar dos trabalhadores como motor de produtividade.

O debate sobre a escala 6×1 ganhou centralidade no País ao reunir temas sensíveis como produtividade, qualidade de vida, competitividade econômica e organização do mercado de trabalho. Em tramitação no Congresso, a proposta mobiliza diferentes setores e evidencia que não há respostas simples para uma questão que impacta trabalhadores, empresas e o próprio modelo de desenvolvimento brasileiro.

Para discutir o tema, o jornal O Globo reuniu o presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), José Pastore; o deputado federal, Reginaldo Lopes (PT/MG); o economista e professor titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper, Naercio Menezes Filho; e presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci. A mediação ficou por conta da colunista do jornal, Vera Magalhães.

Dando início ao debate, o professor José Pastore defendeu a importância da negociação coletiva para definir jornadas de trabalho diferenciadas. Segundo Pastore, “cada atividade tem sua peculiaridade e exige uma jornada específica, o que dificulta a definição de uma escala única para todos”. Reforçando a relevância das convenções, o professor citou que mais de 190 países que adotaram o sistema de negociação entre empregador e empregado.

Em sua fala, o deputado federal Reginaldo Lopes defendeu que a redução da escala de trabalho aumentará a produtividade média dos trabalhadores, como consequência do tempo de descanso e lazer. “O Brasil dará um salto de produtividade se associar a redução da jornada a outras medidas, como a implementação de IA para otimizar funções”, defendeu. O parlamentar também citou a reforma tributária como um importante potencializador do setor, reduzindo até 20% dos custos da cadeia produtiva.

Caminhos do Brasil é uma iniciativa dos jornais O Globo e Valor Econômico e da Rádio CBN, com patrocínio do Sistema Comércio, por meio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), do Sesc, do Senac e de suas Federações.

Clique aqui e confira o debate na íntegra.

Fonte: CNC
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.