Debate sobre as negociações coletivas no Fórum Copersind da Fecomércio-RS

Debate sobre as negociações coletivas no Fórum Copersind da Fecomércio-RS

Publicado em 10 de março de 2017

Debate sobre as negociações coletivas no Fórum Copersind da Fecomércio-RS

 

 

Negociações coletivas de trabalho e os aspectos econômicos que envolvem este processo foram alguns dos temas abordados nesta quinta-feira, dia 09, durante o Fórum Copersind de Negociações Coletivas, promovido pela Fecomércio-RS. O evento ocorreu na sede da Federação, em Porto Alegre, e contou com a presença de integrantes de sindicatos patronais de todo o Rio Grande do Sul. O Copersind tem a coordenação do vice-presidente Ibrahim Mahmud.

 

A abertura do Fórum foi feita pelo presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, que destacou a importância das relações entre empresas e sindicatos patronais. “Temos uma responsabilidade muito grande quando sentamos à mesa de negociação, pois ao concedermos um reajuste salarial precisamos reconhecer nossos trabalhadores e, principalmente, a realidade econômica das empresas, do estado e de nosso país”, sinalizou o dirigente.

 

O evento teve um panorama das negociações coletivas do ano, com a apresentação dos consultores trabalhistas Antônio Barreto e Lúcia Witczak, que contou com o case do Sindilojas São Leopoldo a respeito das negociações em bloco. Ainda uma apresentação do consultor trabalhista Flávio Obino Filho a respeito da decisão do STF sobre a contribuição assistencial. Tratando do atual cenário econômico para as negociações falou a economista-chefe da Fecomércio-RS Patrícia Palermo.

 

 

Fecomércio/RS

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Debate sobre as negociações coletivas no Fórum Copersind da Fecomércio-RS

Debate sobre as negociações coletivas no Fórum Copersind da Fecomércio-RS

Publicado em 26 de março de 2015

 

Negociações coletivas de
trabalho e os aspectos econômicos que envolvem este processo foram alguns dos
temas abordados nesta quarta-feira, dia 25, durante o I Fórum CopersindNegociações
Coletivas, promovido pela Fecomércio-RS. O evento ocorreu no Centro de Eventos
do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e contou com a presença de
integrantes de sindicatos patronais de todo o Rio Grande do Sul. A abertura do
Fórum foi feita pelo presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, que
destacou a importância das relações entre empresas e sindicatos patronais.

 

Logo depois, a
economista-chefe da Fecomércio-RS Patrícia Palermo apresentou o painel “Cenário
Econômico – Reflexos nas Negociações Coletivas. As empresas suportam aumento
real nos salários?”, seguida pelo consultor jurídico da Fecomércio-RS, Flávio
Obino Filho, que tratou do tema “Piso Regional e seus Reflexos nas Negociações
Coletivas”. Conforme Obino, a atuação da Federação na questão do reajuste de
16% do piso regional demonstra a preocupação da entidade nesse impacto que terá
nas negociações coletivas, sempre dando um suporte aos sindicatos da sua base.
“A Fecomércio-RS tem a estrutura necessária para atender, apoiar e acompanhar
estes sindicatos que, com o tempo, se transformaram em grandes entidades
patronais”, disse.
 

O Fórum Copersind teve ainda palestra do advogado
Alencar Rossi sobre a crise nas negociações coletivas. O final do evento teve
um panorama das negociações coletivas do ano, com a apresentação do consultor
trabalhista Antônio Barreto.
 

Fonte: Agência Fecomércio
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.