Flávio Obino Filho representa os empresários gaúchos em audiência pública sobre o piso regional

Flávio Obino Filho representa os empresários gaúchos em audiência pública sobre o piso regional

Publicado em 3 de agosto de 2020

A Comissão de Economia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pelo Deputado Sebastião Melo, realizou hoje (03/08) audiência pública para debater os impactos econômicos da proposta de reajuste do piso regional no estado. Pelos proponentes manifestaram-se os empresários Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio/RS e João Franciso Micelli, presidente do Sindigêneros, o economista Lucas Schiffino e o advogado Flávio Obino Filho.

Micelli relatou que o piso proposto tem sido usado em várias negociações do estado para impor aumentos reais de salário, o que é inadmissível em período de pandemia. Bohn reiterou posição das federações empresariais do estado de extinção do piso regional, que fracassou como mecanismo de distribuição de riqueza e que em um momento de comércio fechado, com desaparecimento de negócios e empregos, qualquer majoração salarial está fora da realidade.

Lucas Schiffino referiu sobre a perda de produtividade do estado, os ganhos reais que o piso regional auferiu nos últimos anos e os impactos devastadores na economia gaúcha. Finalmente, Flávio Obino Filho ressaltou algumas mentiras que são repetidas no debate de que o piso regional acode os informais e que mais de 1 milhão de trabalhadores são atingidos pelo mesmo. Disse que diretamente são menos de 100 mil, todos domésticos. Afirmou que o piso serve apenas como uma bengala para os sindicatos nas negociações, sendo moeda de chantagem. Defendeu a rejeição da proposta lembrando que o estado já perdeu mais de 100 mil empregos desde o início da pandemia e que a aprovação do piso, em alguns casos, representa mais do que um ano de inflação.

Fonte: Nota da Redação
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.