Justiça julga reajuste do mínimo regional na semana que vem

Justiça julga reajuste do mínimo regional na semana que vem

Publicado em 16 de março de 2015

Entrou na pauta da próxima segunda-feira, dia
23, o julgamento do reajuste do salário mínimo regional. O mérito será
apreciado pelo pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a partir das
14h.

 

A ação de inconstitucionalidade é da
Fecomércio-RS. O advogado Flávio Obino Filho explica que, da decisão, somente
caberá recurso extraordinário para o Supremo Tribunal Federal.

 Enquanto isso, segue valendo a liminar que
suspende os efeitos da lei estadual que concedeu o reajuste de 16% proposto
pelo governo Tarso Genro. O agravo de instrumento da Procuradoria Geral do
Estado contra a liminar não será apreciado porque ficou para a mesma sessão em
que o mérito já será analisado.

Entre os argumentos para a ação, está que a
legislação não permite o reajuste no segundo semestre de ano eleitoral. A lei
fala na impossibilidade de instituição do mínimo. Governo rebateu dizendo que
não proíbe o reajuste. Os advogados contrapõem dizendo que 16% não é reposição
de inflação, mas um aumento salarial, o que acarreta sim instituição de piso
regional.

Fonte: Acerto de Contas
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.