“Prefiro sair”: pedidos de demissão dão salto no RS e já são 42% do total de dispensas

“Prefiro sair”: pedidos de demissão dão salto no RS e já são 42% do total de dispensas

Publicado em 11 de setembro de 2025

No primeiro semestre, 343,8 mil gaúchos saíram do emprego por decisão própria.

Dos 812 mil contratos com carteira assinada encerrados no primeiro semestre de 2025 no Rio Grande do Sul, 42% foram por pedido de demissão do trabalhador. Ou seja, foram 343,8 mil pessoas saindo do emprego por decisão própria, 17% a mais do que no mesmo período do ano passado. É uma clara rotatividade no emprego com o mercado de trabalho aquecido.

— Foi a primeira vez em que desligamentos a pedido são os mais frequentes em um primeiro semestre do ano — diz José Scorsatto, presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), responsável pelas agências do Sine.

Relativamente, os pedidos de demissão mais são frequentes entre mulheres, entre os mais jovens e entre os mais escolarizados. Nos setores, ocorrem mais nos serviços e, depois, no comércio e na indústria.

Embora esteja desacelerando, o mercado de trabalho segue robusto. No segundo trimestre, a taxa de desemprego caiu a 4,3% no Rio Grande do Sul. É o menor patamar da pesquisa do IBGE, iniciada em 2012. O emprego com carteira assinada também vem batendo recordes.

Lembrando que ainda que o número de demissões tenha sido alto, as contratações foram ainda maiores. Com isso, o saldo ficou positivo. Pelo Caged, cadastro de emprego formal do Ministério do Trabalho, o Estado fechou o semestre com a criação de 76.368 empregos.

Fonte: Giane Guerra
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.