Viamão recebe edição do Fórum Regional da Fecomércio-RS

Viamão recebe edição do Fórum Regional da Fecomércio-RS

Publicado em 15 de maio de 2015

Viamão recebe edição do
Fórum Regional da Fecomércio-RS

 

Representantes de
sindicatos patronais das cidades de Camaquã, Taquara, Gravataí, Montenegro,
Osório, Porto Alegre e Viamão estiveram presentes nesta terça-feira, dia 12, no
Fórum Regional da Fecomércio-RS, que aconteceu na cidade de Viamão. O
presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn,
fez a abertura do evento dizendo que este encontro é um importante momento de
reunir as peças de todo o Sistema para a troca de experiências. “Temos a
oportunidade de fazermos a troca de boas práticas e diálogo entre Federação,
sindicatos, Sesc e Senac. Podemos levar aprendizados para nossas organizações
através deste benchmarking que estamos fazendo aqui”, afirmou Bohn.

 

O anfitrião do Fórum, presidente
do Sindilojas Viamão, Valter Cunha, falou que os
sindicatos devem buscar constantemente a inovação nas suas práticas de trabalho
e o fortalecimento de suas bases para enfrentar possíveis problemas que virão
pelo caminho. “Juntos teremos mais força para reivindicar junto aos órgãos de
governo nossos direitos como empresários e sindicatos”, disse Cunha.

 

O consultor trabalhista e
sindical da Fecomércio-RS, Flávio
Obino Filho
, apresentou a história do sindicalismo no Brasil. Segundo ele,
o sindicato patronal nasceu, inicialmente, sem valor ideológico e essa história
começou a mudar no final de década de 80 quando os sindicatos passaram a ter
mais autonomia sindical, não intervenção do Estado na organização sindical,
criação de sindicatos por categorias, filiação não obrigatória, entre outros
benefícios.

 

 Os sindicatos de
bens, de serviços e de turismo passaram, então, a serem representados pela
Fecomércio-RS. A partir daí, estes sindicatos patronais passaram a contar com
uma estrutura de apoio para suas demandas, participação em comissões e
conselhos para dialogar com órgãos governamentais e apoio na representatividade
para a constante melhoria das classes representadas. “O empresário sozinho se
torna vulnerável frente às ações extremas do governo, à concorrência desleal, à
pirataria e à pressão dos trabalhadores por avanços trabalhistas. Unidos aos
sindicatos patronais, eles são representados legalmente frente a estes
problemas”, finalizou Obino Filho.

 

Ao fim do evento, os
sindicatos presentes discutiram pautas internas, entre ela cases de sucesso em
suas organizações. O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, falou sobre o
projeto Sindimulher que tem como objetivo focar suas ações
na valorização e melhor qualificação da mulher empreendedora. As
vice-presidentes do sindicato Cerli Dulce Dal Santo e Ivete Amorim são as
coordenadoras do grupo compostos por empresárias associadas ao sindicato.

Fonte: Agência Fecomércio
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.